SACRAMENTOS

MATRIMÔNIO

NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA CASAMENTOS NA BASÍLICA N.Sr.ª AUXILIADORA.


A agenda para casamentos a serem realizados em 2024 já está aberta.

Dúvidas e informações, entrar em contato com a secretaria paroquial: 

(21) 3628-0793 ou (21) 97639-5999.


CRISMA

Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, e pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.

Se pelo Batismo nós nascemos na vida da graça, pela Crisma nós crescemos na mesma. Para mais informações: na página da INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ.


BATISMO


O Sacramento do Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito Santo (“Viate spiritualis janua”), a porta que dá acesso aos demais Sacramentos. Pelo Batismo, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus; nos tornamos membros de Cristo: somos incorporados à igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo”- O Batismo é o Sacramento da Regeneração mediante  a água e a palavra.


Em nossa paróquia o Sacramento do Batismo tem três etapas:


1.- Registrar a documentação na Secretaria da Basílica, localizada no Centro Pastoral nos horários Comerciais, atendendo os seguintes requisitos:


- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (Xerox) :

* Certidão de nascimento da criança (xerox);

* Carteira de identidade dos padrinho (xerox);

* Informar se são casados, tanto Pais quanto Padrinhos e em qual Igreja (se casados);

* Informar onde foi realizada a 1ª comunhão dos Padrinhos;

* Apresentar certidão de Crisma dos Padrinhos;

* TAXA: Contribuição espontânea.


POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO!

Em cumprimento ao Código de Direito Canônico 873 e do Diretório de Pastoral do Batismo da Arquidiocese de Niterói, a partir de 30 de abril de 2006 a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (inclusive as Capelas) só aceitará como PADRINHOS E MADRINHAS DE BATISMO pessoas nas seguintes condições:


* Ter completado 16 anos de idade.

* Serem CATÓLICOS, JÁ TENHAM RECEBIDO PRIMEIRA COMUNHÃO, e pelo menos um deles, (padrinho ou madrinha), deve ser CRISMADO ou estar participando da formação da iniciação da vida cristã e que leve uma vida de acordo com a Fé e o encargo que vai assumir.

* Se casados, devem apresentar a CERTIDÃO DE CASAMENTO RELIGIOSO. Pessoas que vivem maritalmente ou são casadas somente no civil, estão impedidas de serem padrinhos, serão admitidas como testemunhas do Batismo.


* Membros da Igreja ou comunidade eclesial não católica não podem ser padrinhos no sentido litúrgico e canônico, mas, havendo justa causa (parentesco, amizade etc.) e junto com um padrinho católico, podem ser admitidos como testemunhas do Batismo. (cf. Cân. 974§2).

* Lembramos também que para o Batismo basta apenas um padrinho ou madrinha ou o casal de padrinhos.


OBS: Pastoralmente falando em caso de conflito, a Igreja deve batizar a criança e não considerar os “PADRINHOS”. Tudo, porém, seja feito em clima de respeito e de caridade para com as pessoas interessadas.


2.- Segunda etapa: receber um curso preparatório, que sempre acontece no primeiro sábado de cada mês às 09h30 no Centro Pastoral.


3.- Terceira etapa: receber o Sacramento do Batismo - Esta Cerimônia acontece sempre no terceiro sábado de cada mês às 09h30 na Basílica.



Datas Batismos 2024: em breve!


Pe. Gustavo C. Cola e Pastoral de Batismo

PRIMEIRA EUCARISTIA (crianças até 14 anos e jovens e adultos)  

Sacramento que utiliza o material aprovado e disponibilizado pela Arquidiocese para os catequistas da Iniciação a vida Cristã.


Baixe aqui sua ficha de Inscrição - IVIC Infantil

RECONCILIAÇÃO OU PENITÊNCIA (CONFISSÃO)

É a confissão dos pecados a um sacerdote, que aplica a penitência para, uma vez cumprida, propiciar a reconciliação com Cristo. Por outras palavras, é o sacramento que dá ao cristão católico a oportunidade de reconhecer as suas faltas e, se delas estiver arrependido, ser perdoado por Deus.

O reconhecimento das faltas é a sua confissão a um sacerdote, que a ouve em nome de Deus e concede ao fiel o perdão ainda em nome de Deus.

Unção dos Enfermos     


UNÇÃO DOS ENFERMOS

A unção dos enfermos é o sacramento pelo qual o sacerdote reza e unge os enfermos para estimular-lhes a cura mediante a fé, ouve deles os arrependimentos e promove-lhes o perdão de Deus. Pode ser dado a qualquer enfermo, e não somente a quem pode falecer a qualquer momento.


Para agendar a visita de um sacerdote, procure a secretaria paroquial.


ORDEM

O sacramento da ordem concede a autoridade para exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas. É dividido em três graus:

O episcopado confere a plenitude da ordem, torna o candidato legítimo sucessor dos apóstolos e lhe confia os ofícios de ensinar, santificar e reger.

O presbiterato configura o candidato ao Cristo sacerdote e bom pastor. É capaz de agir em nome de Cristo cabeça e ministrar o culto divino.

O diaconato confere ao candidato a ordem para o serviço na Igreja, através do culto divino, da pregação, da orientação e, sobretudo, da caridade.'


Share by: