ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O RETORNO
POR FAVOR, LEIA AS INFORMAÇÕES ATÉ O FIM.

Atendendo ao Decreto Municipal que orienta a reabertura das Igrejas com 25% da capacidade total, a Basílica vem recebendo apenas 150 fiéis. 

A recepção está sendo por ordem de chegada, com antecedência de 30 minutos. Pedimos que não cheguem muito cedo, pois precisamos evitar fila e aglomeração na calçada. Os horários com maior disponibilidade de lugares têm sido, no Domingo, às 7h30min e ‪às 19h‬. Os portões são fechados ao atingirmos o limite de 150 fiéis ou após 10 minutos do início da missa.

Os cuidados permanecem e também a orientação quanto à restrição de fiéis com comorbidades (grupos de risco), idosos, crianças com até 10 anos de idade, portadores de sintomas de resfriado, gripe ou COVID-19, quem teve contato ou esteja convivendo com pessoas infectadas por COVID-19, pessoas com temperatura superior a 37,8ºC.

As missas continuarão sendo transmitidas pela nossa página no Facebook e canal no Youtube:
Terças e Quintas, às 19h.
Quartas e Sextas, às 7h30min.
Domingos, apenas às 10h30min.


Horários Missas presenciais:
2ª a 6ª: 19h (por ordem de chegada).
4ª e 6ª: 7h30min (por ordem de chegada).
Sábados: 17h (por ordem de chegada).
Domingos: 7h30min, 10h30min, 19h (por ordem de chegada).

IMPORTANTE: A marcação de intenção não garante aos familiares e amigos a participação na missa desejada, sendo necessário observar a disponibilidade de assentos livres e horário de chegada.

Contamos com a compreensão da comunidade. Os cuidados visam a saúde e proteção de todos.

NORMAS DE CONVIVÊNCIA E ORIENTAÇÕES DENTRO DA BASÍLICA
Orientações gerais a serem seguidas:

1 - É obrigatório o uso de máscara e álcool em gel (cada paroquiano deverá trazer o seu kit).

2 - A temperatura dos fiéis será aferida no momento da entrada. Pessoas com temperatura superior a 37,8º C não poderão entrar.

3 - Após 10 minutos do início da Missa as grades serão fechadas pelo sacristão.

4 - Dentro da Igreja, os fiéis deverão se acomodar nas cadeiras disponíveis. Elas não poderão ser deslocadas. Mantenha distanciamento. Sejam evitados abraços, beijos e apertos de mão.

5 - É indicado permanecer no lugar, evitando se levantar ou fazer movimentos bruscos. O acesso ao presbitério, Capela do Santíssimo e sacristia, assim como a utilização do bebedouro e demais dependências está vedado.

6 - Não haverá distribuição de folheto.

7 - Permanece suspenso o abraço da paz.

8 - Todas as pessoas, com a exceção do presidente da celebração, dos músicos e do leitor durante a proclamação da palavra de Deus e das preces, devem permanecer com a máscara protegendo o nariz e a boca durante todo o tempo da celebração, só retirando-a para comungar.

Importante: para a recepção da Comunhão será, obviamente, necessária a retirada da máscara, com o devido cuidado na manipulação para evitar que caia no chão, seja colocada sobre a cadeira etc. Antes de retirá-la, recomenda-se, ainda, o uso do álcool em gel nas mãos, providência que também servirá para a recepção mais segura da Sagrada Comunhão. Com efeito, a eucaristia deve ser recebida pelo fiel apenas na mão e levada imediatamente à boca, diante do ministro. Em seguida, deve-se recolocar a máscara e fazer uso do álcool em gel novamente.

9 - O ofertório será realizado na saída, em urnas. A contribuição do dízimo continua sendo preferencialmente através de depósito, contudo a sua oferta poderá ser depositada na urna com o auxílio de um dos agentes de pastoral do dízimo identificados com o jaleco.

10 - Entrar e sair da Igreja com calma e cautela, evitando aglomerações e “esbarrões" nas pessoas.

11 - Obedeça às orientações do sacerdote ou agente de pastoral por ele autorizado para ajudar na organização das missas.

12 – Utilização dos banheiros – um voluntário ficará próximo à saída do banheiro, controlando o fluxo.

Continua restrita a participação presencial nas Missas das pessoas que se enquadrem em qualquer um destes critérios:
  • Crianças com até 10 anos de idade.
  • Portadores de sintomas de resfriado, gripe ou COVID-19.
  • Quem teve contato ou esteja convivendo com pessoas infectadas por COVID-19.
  • Pessoas com temperatura superior a 37,8ºC.
  • Pessoas com comorbidades (grupo de risco) a saber: acima de 60 anos - Diabéticos - Hipertensos - Insuficiência renal crônica - Doença respiratória crônica - Doença cardiovascular - Doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica - Gestante e puérperas - Obesos - Anemia falciforme - Fumantes de longa data - Imunossuprimidos (pessoas em tratamento oncológico quimioterápico, imunoterapia, indivíduos com AIDS ou HIV, neutropênicos, portadores de neoplasias hematológicas como leucemias e linfomas, transplantados, portadores de doença autoimune, uso de medicações esteroidais há mais de 15 dias e pacientes com imunodeficiência estão nesse grupo de risco.
Obs: Nestes casos, também ficam restritas as pessoas cuja participação nas atividades religiosas seja reprovada por familiares.

Nossa Paróquia considerará estas orientações enquanto não for decidido em contrário pelas autoridades competentes.
Contamos com a colaboração de todos!