
Centenário da Basílica Menor de Nossa Senhora Auxiliadora

O dia 8 de dezembro de 2018 entrou para a história deste templo-Basílica Menor de Nossa Senhora Auxiliadora como a ocasião em que se realizaram os festejos solenes pelo primeiro centenário de inauguração do edifício sagrado, bem como sua abertura para o culto divino. Data que, diga-se de passagem, não poderia ser mais oportuna: embora o centenário se complete, de fato, no dia 24 de dezembro, o dia 8 carrega um significado especial. Ele marca o início da obra salesiana, em 1841, com o encontro entre Dom Bosco e o adolescente Bartolomeu Garelli, na sacristia da Igreja São Francisco de Assis, em Turim. No calendário litúrgico, é a solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora: a celebração das maravilhas de Deus em Maria Santíssima, sobretudo sua concepção sem pecado original, em previsão dos méritos de Cristo. Maria Imaculada, Dom Bosco e a Basílica de Niterói têm tudo a ver!
A ação de graças eucarística foi presidida por Dom José Francisco, arcebispo de Niterói, e concelebrada por Dom Alano Maria, arcebispo emérito, além do Pe. Orestes, inspetor , Pe. Gustavo, pároco, e mais de vinte salesianos presbíteros, provindos das casas do Estado do Rio de Janeiro, de Vitória, de Belo Horizonte e de Goiânia. A liturgia foi enriquecida pelo rito de dedicação do novo altar, rara e bela cerimônia, cheia de simbologia e beleza. O altar, realizado em mármores de Carrara, Rosso Verona e Rosa Valência, foi purificado pela água benta; recebeu as relíquias de São João Bosco, de São José Cafasso, de Santa Maria Mazzarello, de São Luís Gonzaga, de São Domingos Sávio, do Beato Miguel Rua e do Beato Luís Variara; foi dedicado pela prece solene do arcebispo; foi ungido com o óleo do Crisma; foi incensado e, finalmente, foi revestido e iluminado. Depois, sobre ele foi oferecido o sacrifício eucarístico de Cristo, Memorial de sua Páscoa. Tudo acompanhado pelo coro litúrgico regido pelo Maestro Gabriel Delatorre e por uma equipe de cantos que reuniu paroquianos dedicados à música nas celebrações. Em alguns momentos, também se ouviu o grande órgão, em gravações da execução extraordinária do Pe. Marcello Martiniano que são conservadas na memória eletrônica do próprio instrumento, permitindo que sejam acionados os tubos como se o órgão estivesse sendo tocado naquele instante.
Vale ainda dizer que toda a semana foi marcada por celebrações, inaugurações e homenagens: no domingo, dia 2, foram reinstaladas as insígnias basilicais (umbela e tintinábulo); no dia 3, as novas portas foram abençoadas; terça-feira, dia 4, houve Missa votiva de Nossa Senhora Auxiliadora, com homenagens das crianças; dia 5 foi momento de rezar pelos construtores deste magnífico santuário, com uma visita e oração junto à capela onde são conservados os restos mortais de Dom Lasagna e outros salesianos; quinta-feira, dia 6, Missa com antigos párocos e no dia 7, vigília da grande celebração, foi feita a bênção do novo ambão, além da apresentação das relíquias que seriam encerradas no novo altar.
De semana tão intensa e festiva, a comunidade paroquial, a Família Salesiana e a cidade de Niterói recebem, oficialmente, a Basílica Menor de Nossa Senhora Auxiliadora completamente renovada. Nossa gratidão a todos aqueles que tornaram possível esta realidade, através de sua oração, de seu apoio, de seu trabalho e de suas colaborações e doações. Saímos mais fortes e unidos desta hercúlea empreitada! Cabe-nos continuar o esforço interminável de construir, com as "pedras vivas e escolhidas" que somos nós, o grande santuário de Deus: sua Igreja peregrina por este mundo, a viver a comunhão, o serviço, o louvor e, acima de tudo, o amor! Nossa Senhora Auxiliadora saberá, como mãe e intercessora, favorecer tantos e tão generosos filhos e devotos!
Confira abaixo o resultado do Concurso
"Olhar Centenário"
O Concurso fotográfico "Um Olhar Centenário" foi um sucesso. Tivemos fortes candidatos e abaixo você encontra as fotos mais votadas.
Da esquerda para a direita temos:
1ª colocada , foto tirada por André Moura2ª colocada, foto tirada por Ana Luisa Figueira Gouvêa
3ª colocada, foto tirada por Edinaldo Tavares Junior.
4ª colocada, foto tirada por Rogério Feijó
5ª colocada, foto tirada por Maysa Barreto Feijó
6ª colocada, foto tirada por Valéria de Lima
7ª colocada, foto tirada por André Luís Moro
8ª colocada, foto tirada por Telmo Leite Junior
9ª colocada, foto tirada por Luciano Siqueira Bastos