Reitor-mor envia mensagem para a juventude salesiana do Brasil

  • por PAROQUIA NOSSA
  • 04 out, 2017

Mensagem foi gravada por ocasião dos 20 anos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), completados neste ano.

 

O Reitor-mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, enviou uma mensagem para a juventude salesiana do Brasil, celebrando os 20 anos da Articulação da Juventude Salesiana, completados neste ano. A comemoração teve seu auge em agosto, com a realização do Congresso Nacional da AJS em Brasília-DF, que reuniu 300 jovens de todas as partes do Brasil.

 

“Meus queridos jovens, estou muito contente por cumprimentá-los, e farei chegar até vocês, por meio do conselheiro regional, Padre Natale Vitali, esta minha saudação que vai a cada um de vocês, 300 jovens da Juventude Salesiana do Brasil, que celebram 20 anos de caminhada.” Padre Ángel também convoca a juventude a pensar o futuro, atender ao chamado de Deus e “escrever mais páginas bonitas” da história do movimento juvenil salesiano no país: “Recordem algo que sempre digo e conservo no coração: Jesus precisa de vocês. Dom Bosco precisa de vocês”.

Para acessar a matéria completa clique aqui

Notícias

por PAROQUIA NOSSA 19 out, 2017

No dia 18 de outubro o Movimento Apostólico de Schoenstatt,  celebrou OS 103 anos da primeira aliança de amor com Maria, que é a forma original que SCHOENSTATT possui de viver  ALIANÇA BATISMAL COM A SANTÍSSIMA TRINDADE. Grupos da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Niterói, participaram da Missa às 7h30, celebrada pelo Padre Edilson, para celebrar a data.

A devoção a Nossa Senhora de Schoenstatt teve início no dia 18 de outubro de 1914, pelo padre José Kentenich, na Alemanha em uma pequena capela no vale de Schoenstatt, na Alemanha. Em 1915, pela providência divina a imagem oficial do Movimento tornou-se a Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Hoje, inúmeras réplicas da Capelinha de Nossa Senhora percorrem residências de fiéis por todo o mundo e existem milhares de relatos de graças alcançadas.

Que nossa Mãe e Rainha abençoe a todos os que peregrinarão física ou espiritualmente aos seus Santuários nesta celebração dos 103 da Fundação da Obra de Schoenstatt.

Por Pascom

Foto: representante Pascom/Pastorais

por PAROQUIA NOSSA 19 out, 2017

“Caríssimos, os nossos tempos são de esperança e não para lamentos”. Com esta visão positiva acerca do presente e do futuro, o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, acaba de enviar – através de um vídeo da série “Meus Queridos Irmãos” – mais uma mensagem de animação a todos os seus Salesianos e à Família Salesiana no mundo.

São muitos os motivos de esperança que o P. Fernández Artime entrevê para a Congregação e para quem compartilha o carisma de Dom Bosco. Há primeiramente a “missionariedade” dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora que – na senda de João Cagliero e de tantos outros ilustres missionários predecessores – receberam o crucifixo missionário na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco, Turim, no âmbito da 148ª Expedição Missionária Salesiana.

Há depois o impulso de uma “semana linda, profunda, de espiritualidade”, vivida junto com os Inspetores salesianos, vindos após completar a metade do mandato para fazer uma avaliação do andamento das Inspetorias e compartilhar dificuldades e sobretudo… alegrias.

Há, por fim, a grande satisfação e gratidão pela libertação do P. Tom Uzhunnalil, depois de 18 meses de sequestro.

Por isso, à luz de Dom Bosco, “homem de Deus” que “viveu com tanta esperança”, o Reitor-Mor convida todos os seus “queridos irmãos” a viver com Fé profunda: “não aconteça – são suas palavras – que as pequenas coisas da vida diária nos impeçam de ver como Deus continua realmente a amar-nos tanto”.

Fonte: ISJB

por PAROQUIA NOSSA 19 out, 2017

Antes de rezar a oração mariana do Angelus , o Papa fez no dia 15 de outubro um anúncio surpreendente. Após saudar todos os peregrinos e delegações oficiais de Brasil, França, Itália, México, Ordem de Malta e Espanha, países de origem dos santos recém-canonizados, Francisco disse:

“Atendendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, assim como ouvindo a voz de muitos pastores e fiéis de várias partes do mundo, decidi convocar uma  Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica .O Sínodo será em Roma, em outubro de 2019. O objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Há vários meses, tem-se cogitado a realização de um encontro do Papa no Vaticano com os bispos de toda a região (9 países compõem a Pan-Amazônia) para avaliar os desafios e buscar respostas comuns para seus mais de 30 milhões de habitantes.

Leia Mais

por PAROQUIA NOSSA 13 out, 2017

No próximo domingo, 15 de outubro, é celebrado o Dia dos Professores. A data é marcada por homenagens ao redor do país, mas um dia no ano está longe de ser suficiente para celebrar o trabalho docente e discutir as situações enfrentadas por eles no dia a dia. Por isso, o portal da CNBB convidou o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner para bater um papo conosco sobre esse dia.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra AQUI

por PAROQUIA NOSSA 13 out, 2017

As inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) do Nordeste (São Luiz Gonzaga) e de São Paulo (Nossa Senhora Auxiliadora) se preparam para receber o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, 10º Sucessor de Dom Bosco. A visita será realizada entre os dias 14 e 27 de outubro – do dia 14 ao dia 20, em São Paulo, e do dia 20 a 27, em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Acompanhado pelo padre Natale Vitali Forti, conselheiro regional para a região América Cone Sul, e pelo seu secretário, padre Horácio López, o Reitor-mor visita as obras das inspetorias e se reúne com salesianos, jovens e educadores. Diversas atividades, como celebrações, romaria e encontro com jovens estão na programação.

Um dos pontos altos da programação será a participação de padre Ángel em dois grandes encontros com jovens da AJS: no FEST, em São Paulo, no dia 14 de outubro, e no Festival da Juventude Salesiana no Recife, no dia 20. Também estão previstas reuniões com lideranças juvenis, conselhos inspetoriais e educadores; visita a obras sociais; reabertura do Museu da Obra Salesiana (MOSB) em São Paulo e palestra de abertura no Seminário de Educação Salesiana, em Natal, no dia 22.

Fonte: Boletim Salesiano/ISJB

por PAROQUIA NOSSA 10 out, 2017

Entre 02 de outubro e 05 de novembro, estão abertas as inscrições para o Acamp Bosco – Acampamento de Jovens, promovido pelo Centro de Formação Sabino José Ferreira, em Barbacena.

O encontro deste ano terá como tema Juventude, Igreja e Missão”, será realizado de 24 a 26 de novembro e é voltado para adolescente e jovens de 15 a 29 anos.

O Acamp Bosco busca, por meio de atividades lúdicas vividas na perspectiva da Pedagogia Salesiana, apresentar aos jovens a oportunidade de fazer uma experiência de Deus e refletir sobre a necessidade de eles serem os protagonistas de suas próprias histórias.

O investimento para participação no acampamento é de  R$ 30,00 por participante, incluindo hospedagem, alimentação e camiseta. Mais informações podem ser obtidas junto ao responsáveis pelas pastorais locais.

Por: ISJB

por PAROQUIA NOSSA 10 out, 2017

No dia 12 de outubro, o povo brasileiro comemora a sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. E como em 2017, são celebrados os 300 anos da aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora, no Rio Paraíba do Sul, as 3 paróquias dedicadas à Santa, na Arquidiocese, terão uma programação especial.

Confira a Programação e o Horário das celebrações nas Paróquias de Nossa Senhora Aparecida:  

VICARIATO LAGOS

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Bananeiras

Quinta (12/10)

07h – Santa Missa
09h – Santa Missa
11h – Santa Missa presidida por Dom Luiz Ricci
12h –  Almoço
15h – Santa Missa
18h – Carreata
19h – Santa Missa
Show com Dudu Amaral

Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, Km 90 – Bananeiras– ARARUAMA
Informação: (22) 2624-6510

VICARIATO SÃO GONÇALO

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – (Patronato)

Quinta (12/10)

07h – Santa Missa
08h30 – Santa Missa
10h – Santa Missa
12h – Santa Missa
14h – Santa Missa
16h – Santa Missa
17h30 – Procissão Luminosa – Santa Missa

Endereço: Travessa Nossa Senhora Aparecida, s/nº – Galo Branco – SÃO GONÇALO
Informação: (21) 2712-1448

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – (Galo Branco)

Quinta (12/10)

06h – Alvorada e café compartilhado
07h30 – Santa Missa
09h30 – Santa Missa
11h – Santa Missa
12h – Almoço
17h – Procissão, seguida de Santa Missa (Presidida por Dom Ricci), com transmissão pela Rádio Anunciadora.

Endereço: Travessa Nossa Senhora Aparecida, s/n, Galo Branco – SÃO GONÇALO
Informação: (21) 2712-1448

* * * * * * * * * * * * * *

300 ANOS DA DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, no ano de 1717. Portanto, em 2017, a aparição da imagem completa 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé, que vão nos preparar para o grandioso tricentenário. 2014 marcou o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Imagens peregrinas foram enviadas a diversas arqui(dioceses), e Missionários Redentoristas levaram a cada capital do país uma imagem fac-símile da Padroeira.

Durante a peregrinação, foram colhidas porções de terra das capitais brasileiras, para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida. Em 2016, foi inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos foram  fabricados na Holanda, especialmente para esta obra, projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário ocorreu no dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar, em comemoração aos 300 anos da aparição.

História do encontro da Imagem – No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem, quebrada na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes, viuram que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante, e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil, em 1930. A preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, e se manteve centrada no projeto “Rumo aos 300 anos”, desenvolvido pelo Santuário Nacional.

Por ser um projeto pastoral, seu principal objetivo foi promover a evangelização. “Existem objetivos específicos que são: promover a devoção a Nossa Senhora, preparar toda a comunidade católica no Brasil para que abrace esse grande momento festivo, e também motivar a visita da Imagem peregrina jubilar por todo o país”.

Elaborado, em conjunto, pela Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, a pedido do cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, o projeto começou com o lançamento de um selo comemorativo, presente em todas as ações e materiais relacionados ao jubileu. Os elementos (cruz, barco e a Imagem milagrosa) fazem referência à religiosidade brasileira. Ao longo de 2014, diversas atividades foram iniciadas para serem concluídas até hoje, como as comemorações, em sintonia com o Santuário de Fátima, em Portugal, que neste mesmo ano celebrou o centenário da aparição da Virgem aos três pastorinhos.

A abertura das celebrações ocorreu em maio, quando a Casa da Mãe recebeu uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, enviada por seu santuário, em Portugal. Em 2015, foi a vez da Senhora Aparecida ser entronizada em Fátima. Visita peregrina – O ponto alto desta preparação foi a visita da imagem peregrina jubilar às dioceses de todo o Brasil. A imagem da Padroeira foi enviada a treze (arqui) dioceses e mais de cinquenta se inscreveram para recebê-la.

“É a Mãe que vai ao encontro de seus filhos, para que, agora, em outubro de 2017, os filhos venham até à Mãe, no Santuário Nacional”. De cada capital visitada, foi colhida uma porção de terra para compor uma coroa jubilar. Uma caminhada que deve unir o Brasil ao redor de Nossa Senhora Aparecida, por laços de fé e amor.

Por João Dias
Texto: “Os 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida” – Portal A12
Arte: Thiago Maia

Arquidiocese de Niterói

por PAROQUIA NOSSA 04 out, 2017

Mensagem foi gravada por ocasião dos 20 anos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), completados neste ano.

 

O Reitor-mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, enviou uma mensagem para a juventude salesiana do Brasil, celebrando os 20 anos da Articulação da Juventude Salesiana, completados neste ano. A comemoração teve seu auge em agosto, com a realização do Congresso Nacional da AJS em Brasília-DF, que reuniu 300 jovens de todas as partes do Brasil.

 

“Meus queridos jovens, estou muito contente por cumprimentá-los, e farei chegar até vocês, por meio do conselheiro regional, Padre Natale Vitali, esta minha saudação que vai a cada um de vocês, 300 jovens da Juventude Salesiana do Brasil, que celebram 20 anos de caminhada.” Padre Ángel também convoca a juventude a pensar o futuro, atender ao chamado de Deus e “escrever mais páginas bonitas” da história do movimento juvenil salesiano no país: “Recordem algo que sempre digo e conservo no coração: Jesus precisa de vocês. Dom Bosco precisa de vocês”.

Para acessar a matéria completa clique aqui

por PAROQUIA NOSSA 02 out, 2017
“A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, este é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária de 2017 que será trabalhada durante todo o mês de outubro. A inspiração vem do convite do papa Francisco na  Evangelii Gaudium  para uma “nova etapa evangelizadora marcada pela alegria” (EG,1).

O Mês das Missões é um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias. A coleta no Dia Mundial das Missões – instituído pelo papa Pio XI em 1926, que ocorre sempre penúltimo final de semana de outubro, este ano será nos dias 21 e 22.

Todos os recursos arrecadados são utilizados para a animação e cooperação missionária em todo o mundo, pois e uma coleta universal.

Tudo está em sintonia como os ensinamentos do papa Francisco quando afirma: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (EG 1). Essa alegria precisa ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares, e em perspectiva ad gentes. Por isso, o lema: “Juntos na missão permanente”.

Para o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Esmeraldo Barreto de Farias, a campanha não deve ser restrita aos conselhos missionários paroquiais ou diocesanos.

“Todos nós somos convidados a participar, pastorais, movimentos e as pessoas de boa vontade. A igreja é por natureza missionária e, cada um e nós, a partir do nosso batismo somos chamados a ser um missionário”, destaca o bispo.

Para facilitar o acesso ao conteúdo de divulgação que está disponível no site das POM, foi lançado também no final do 4º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu de 7 a 10 de setembro, em Recife (PE), o aplicativo para celular, o ‘Zappar’, explica o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim

“A novidade é que este ano temos um aplicativo, e com este aplicativo, apontamos para a arte, tanto da Novena Missionária como a Oração Missionária, o cartaz, e o celular o lê e abre um vídeo de apresentação da Campanha e as pessoas podem acessar todo o material, inclusive os nove testemunhos: tudo aí dentro do aplicativo”.

A Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina) é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) que preparou um amplo material de divulgação e estudos. Entre eles, subsídios, DVD´s e orações.

Todos os itens da Campanha foram enviados às Arqui/dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades .

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Com o título  “A missão no coração da fé cristã”, a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2017 encontra-se nas páginas centrais do livrinho da Novena.

Confira a mensagem na íntegra e todo material da Campanha Missionária AQUI

Fonte: CNBB


por PAROQUIA NOSSA 02 out, 2017

No dia 30 de outubro, a Arquidiocese de Niterói ganhou 3 novos sacerdotes. Os diáconos Bruno de Souza Marinelli, Leonardo de Oliveira Gonçalves e Marcos Vinícius Santana foram ordenados padres em cerimônia que aconteceu na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Santa Rosa, município de Niterói. O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidiu a Santa Celebração. Concelebraram, o Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, o Arcebispo Emérito de Niterói Dom Frei Alano Maria Pena OP, o Vigário Geral, Padre Carmine Pascale e diversos padres da Arquidiocese.

Na homilia, Dom José Francisco falou sobre a  Carta Magma Cristã . E dirigindo-se ao futuros padres, disse: “ Somos todos carentes porque somos mortais, limitados, frágeis, psicológica e fisicamente. Lançamos mão de muitos expedientes para sanar ou anestesiar a nossa dor de existir, mas o que conseguimos é aumentar ainda mais a nossa dor de existir, nossa dependência. Quanto mais fugimos do vazio, mais ele nos cerca e nos engolfa.”
Leia Mais

Por:  Por João Dias
Fotos: Aldo dos Santos

Mais Posts
Share by: